tableaupublic            



Portal de Estatísticas Oficiais                     

Menu

tableaupublic            

Newsletters

Não perca tempo, subscreva já as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

Subscrever

Subscreva as nossas newsletters:

Estatísticas da Justiça

Justiça

Newsletters

Não perca tempo. Subscreva as nossas newsletters e passe a receber informação na hora...

No 4.º trimestre de 2025

Índice de Custo do Trabalho na RAM aumentou 5,6% em termos homólogos

No 4.º trimestre de 2025, o ICT (ajustado de dias úteis), na Região Autónoma da Madeira (RAM), registou um acréscimo de 5,6% em relação ao 4.º trimestre de 2024. Esta variação resultou do efeito conjugado das variações ocorridas nas suas duas principais componentes:

  • Os custos salariais (por hora efetivamente trabalhada), que aumentaram 5,5% em relação ao trimestre homólogo.  

Os custos salariais incluem o salário base, prémios e subsídios regulares, prémios e subsídios irregulares (subsídio de férias; subsídio de Natal; prémios de fim do ano/distribuição de lucros; outros prémios e subsídios pagos com caráter irregular), pagamento por trabalho extraordinário e pagamento em géneros.

  • Os outros custos (não salariais, também por hora efetivamente trabalhada), que registaram um acréscimo homólogo de 5,9%.

Os outros custos incluem indemnizações por despedimento, encargos legais a cargo da entidade patronal (contribuição patronal para a Segurança Social; seguro de acidentes de trabalho e doenças profissionais), encargos convencionais, contratuais e facultativos (prestação complementar de reforma/invalidez; seguro de saúde; seguro de vida/acidentes pessoais; prestações sociais pagas diretamente ao/à trabalhador/a em caso de ausência por doença).

A evolução homóloga do ICT na RAM resultou do efeito conjugado do aumento dos custos médios por trabalhador e pelo acréscimo do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

A nível nacional, o valor daquele índice registou um acréscimo homólogo de 6,9%: +7,0% na componente dos custos salariais e +6,9% nos outros custos.

   ICTE PT

Em termos anuais, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), na Região, em 2025, registou um aumento de 6,8% face ao ano transato, devido ao incremento observado nos custos salariais (+6,7%)  e nos outros custos (+6,9%). No conjunto do País, a variação anual deste índice, neste ano, foi de 5,5%, resultado das subidas observadas nos custos salariais e nos outros custos, que aumentaram igualmente em 5,5%.

Para mais informação aceda a:

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Cooperação Estatística Internacional

MAC14 20

Literacia Estatística

formation3

Literacia Estatística

formation3
Go to top